Afinal, o que é FinOps e por que é tão importante?



O gerenciamento operacional em nuvem geralmente é descentralizado e os custos podem ser difíceis de prever ou controlar.


Esses e outros desafios de gerenciamento financeiro em nuvem são abordados pela estrutura FinOps. Nela, equipes multifuncionais de finanças, TI e DevOps trabalham de forma colaborativa para lidar com os custos de nuvem em toda a empresa.


O que é FinOps?


FinOps, abreviação de operações financeiras, é uma prática de gerenciamento que promove a responsabilidade compartilhada pela infraestrutura e custos de computação em nuvem de uma organização.


Dentro de uma estrutura de FinOps, os grupos de tecnologia da informação (TI) e DevOps colaboram com as equipes de compras, finanças e outras para lidar com os custos de nuvem em toda a organização.


Como funciona?


FinOps é uma metodologia iterativa. A equipe deve circular continuamente pelas fases para refinar os esforços e levá-los adiante. Esse paradigma iterativo é semelhante ao DevOps e outros conceitos de desenvolvimento ágil. De acordo com a Fundação FinOps, o modelo segue três fases principais:


● Informar: o primeiro passo em qualquer esforço de FinOps é entender como a organização aloca, compara, orça e prevê recursos e serviços de nuvem

● Otimizar: com as informações detalhadas, a equipe FinOps pode otimizar a utilização da nuvem — aproveitando instâncias reservadas ou descontos por uso contínuo para economizar custos

● Operar: é fundamental acompanhar e avaliar continuamente as operações de nuvem em relação aos objetivos e métricas para verificar como a utilização e o desempenho da solução se alinham às necessidades de negócios.


Quais os benefícios para os negócios?


A prática de FinOps está amadurecendo à medida que grandes empresas com consumo substancial de nuvem precisam de processos e procedimentos para gerenciar, monitorar, alocar e prever gastos com nuvem. Nesse contexto, alguns benefícios são evidentes.


1.Otimização de custos de nuvem


A implantação de uma quantidade enorme de recursos em nuvem está ao nosso alcance e, consequentemente, os custos podem sair do controle se não houver gerenciamento. A otimização de custos da nuvem é uma prática contínua pela qual os custos são continuamente examinados e gerenciados para cima ou para baixo.


2.Alocação de custos


A facilidade de implantação da nuvem e a falta de controle sobre a aquisição podem tornar o exercício de fazer a cobrança cruzada e/ou alocar os custos para a unidade ou divisão de negócios apropriada extremamente complicado. A criação de uma equipe de FinOps deve ser capaz de gerenciar essa criação, distribuição e gerenciamento de políticas como parte de sua prática de negócios.


3.Previsibilidade


Compreender os altos e baixos da atividade do seu negócio permitirá que você reserve recursos a taxas competitivas que podem ser implantadas para acomodar o aumento previsto na atividade e, em seguida, desligados quando não forem mais necessários.


Como adotar a metodologia na sua empresa?


A abordagem FinOps reúne liderança financeira, de TI e DevOps para gerenciar o custo total das implantações de nuvem de forma colaborativa em toda a empresa. Operando sob os princípios do FinOps, a organização capacita equipes multifuncionais para gerenciar os custos da nuvem.


Muitas vezes, o esforço FinOps também estabelece procedimentos de governança com uma equipe ou conselho para aplicar as melhores práticas de gerenciamento financeiro na nuvem. Uma estrutura FinOps pode ser implementada em uma série de quatro etapas:


● análise: audite todas as despesas de nuvem, com visibilidade dos orçamentos de TI e alocações por equipe;

● benchmarking: meça o desempenho de instâncias de nuvem para detectar provisionamento excessivo e insuficiente;

● otimização: redimensione instâncias, reposicione cargas de trabalho e ajuste aplicativos para melhorar o custo/desempenho;

● negociação: consolide as compras de provedores de serviços em nuvem e alinhe as alocações dos serviços com a estratégia organizacional.


Adotar uma estrutura FinOps pode ser um esforço que vale a pena para qualquer empresa que precise gerenciar os gastos com a nuvem. Ao integrar o FinOps em sua estratégia de negócios, incluindo sua modelagem financeira e planos de comunicação, você pode otimizar o uso dos recursos e garantir um pipeline de dados limpo e confiável em seus processos baseados em nuvem. Fale com nossos especialistas!


E já que estamos falando em cloud, saiba como e quando começar a sua migração!




15 visualizações

Obrigado por se inscrever.