Como Aplicar Visão Computacional no Varejo


A visão computacional (computer vision) é um campo de estudo responsável pela interpretação de imagens por parte do computador. Em outras palavras, ela fornece uma série de dados a um software, de modo que este consiga identificar padrões que nós humanos dificilmente conseguiríamos identificar rapidamente.


Vale destacar que a visão computacional está inserida na Inteligência Artificial. Além disso, o Deep Learning (ou aprendizado profundo) é crucial nesse sentido, permitindo que os computadores tenham um poder de interpretação parecido com o das pessoas. Em resumo, a computer vision veio para dar mais agilidade aos processos em uma empresa, beneficiando, inclusive, estabelecimentos do setor varejista.


Continue a leitura e entenda os benefícios e aplicações da visão computacional!


Como funciona a visão computacional?


Explicar o funcionamento da visão computacional não é algo tão fácil. Isso porque os estudos sobre o cérebro humano, embora tenham avançado nos últimos anos, ainda precisam de constatações mais amadurecidas.


A visão computacional é feita com base na maneira como pensamos, interpretamos e reagimos a tudo ao nosso redor. É somente alimentando um software com muitos dados que será possível implementar meios de atender melhor os clientes e fidelizá-los no varejo.



Quais os benefícios e aplicações da visão computacional?


Tecnologias como a visão computacional geralmente tendem a atrair e reter clientes. Querendo ou não, os consumidores sempre estão atrás de algo novo e de experiências de compra cada vez melhores, e os estabelecimentos que investem em inovação têm mais chance de se destacar.


A computer vision auxilia na execução mais rápida de diversas rotinas do cotidiano de uma loja. Na prática, isso pode implicar em um número maior de clientes atendidos e aumento na receita.


Publicidade


Ao entrar em uma loja, é totalmente possível o cliente se deparar com publicidades voltadas aos seus desejos. Uma das formas de fazer isso é pela computer vision, visto que ela pode coletar dados de visitas anteriores desse consumidor, oferecendo descontos e condições especiais, por exemplo.


Gerenciamento de dados


Não basta o estabelecimento usar imagens de circuito CCTV sem nenhuma inteligência embutida. À medida que se adota a visão computacional, a coleta e o gerenciamento de dados se tornam mais efetivos, de modo a promover ajustes contínuos na experiência dos consumidores.


Pagamentos automatizados


Certamente, os clientes iriam gostar muito de fazer compras e não precisar esperar na fila. Com a visão computacional, já existem estabelecimentos onde o cliente compra e sai sem precisar se dirigir ao caixa. Quando a mercadoria é retirada da prateleira, automaticamente o seu valor é deduzido da conta bancária do comprador.


A visão computacional pode ser aquilo que o seu varejo precisa para atrair e fidelizar seus clientes. Nós da Artycs, por meio de uma parceria com a Graymatics, auxiliamos empresas do varejo a explorar o potencial dos seus dados. Para isso, usamos Inteligência Artificial e computer vision, proporcionando eficiência operacional, além de resultados sustentáveis e mensuráveis do seu estabelecimento.


Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como a Artycs pode elevar a sua operação ao próximo nível!




21 visualizações

Obrigado por se inscrever.