Como aumentar suas vendas com sistema de recomendação e IA



Você já ficou em dúvida quanto ao que assistir na Netflix ou outros streamings a ponto de desistir desta programação? Esse sentimento é comum. Por isso, essas empresas investem cada vez mais em sistema de recomendação e Inteligência Artificial (IA), que também ajudam a loja virtual. Você sabia?


Isto é, essas tecnologias recomendam itens baseados nos interesses do público. Assim, é como se o consumidor tivesse um ‘’empurrãozinho’’ a mais para incentivar o consumo. Isso é importante porque, especialmente na internet, o cliente recebe inúmeros estímulos que podem distraí-lo da compra.


Quer entender mais sobre a relação do sistema de recomendação e dados de IA com um e-commerce? Continue a leitura!


O que é o sistema de recomendação?


Primeiro, saiba que o sistema de recomendação consiste em técnicas computacionais que otimizam a pesquisa digital para os usuários. Isso ocorre a partir de análise de dados, IA e algoritmos. Estes interpretam os interesses e as necessidades do público com base em como ele navega digitalmente.


Isto é, a maneira como ele atua na web serve como informação, coletada para servir de referência na seleção dos itens exibidos. Por exemplo, se você pesquisa por plantas no Instagram, deve notar a exibição de conteúdos relacionados a elas.


Como o sistema de recomendação funciona no e-commerce?


No último tópico, você entendeu o que é o sistema de recomendação e conferiu um exemplo prático dele nas redes sociais. No e-commerce o funcionamento é muito similar. Ou seja, primeiro existe a coleta de informações para montar um perfil do usuário.


Esta é efetuada a partir de outras buscas do cliente, que podem gerar dados explícitos ou implícitos. Por exemplo, se ele pesquisou explicitamente por ‘’móveis MDF’’ no Google e nas redes sociais, os dados gerados sinalizam interesse pelo produto.


Enquanto isso, os dados implícitos são produzidos espontaneamente pelos usuários. É o caso de cliques em páginas, tempo de permanência, interações em publicações etc. Esse comportamento deixa rastros na web. Logo, o sistema de recomendação passa a recomendar itens semelhantes aos pesquisados.


Quais são os benefícios do sistema de recomendação e IA para o e-commerce?


Após conhecer o funcionamento do sistema de recomendação e IA no e-commerce, o passo seguinte é acompanhar seus benefícios. Confira!


Aumento do ROI (Retorno Sobre o Investimento)


Para que um e-commerce faça valer seus investimentos é preciso ter clientes que comprem seus produtos. Ao facilitar esse processo com auxílio do sistema de recomendação e IA, o ROI é elevado.

Um exemplo disso foi um case da Artycs para um cliente da área bancária e seguros. O objetivo foi elevar as vendas com ajuda das soluções citadas. Como resultado, houve um ROI de R$ 504 para cada R$ 1 investido no projeto.


Maior engajamento dos clientes e colaboradores


Ao proporcionar melhores experiências para o público, é mais fácil elevar o engajamento deles. Junto com isso, os resultados alcançados também motivam os colaboradores no negócio. Foi o que ocorreu com o nosso case de sucesso citado.


Maior acompanhamento dos perfis de clientes


O sistema de recomendação e IA ajuda na segmentação de clientes, como ao separá-los pelo estágio na jornada de consumo. Logo, fica mais fácil acompanhar a evolução de cada usuário e medir o desempenho empresarial. E ainda, isso é útil para a promoção de ações direcionadas.


Como visto, o sistema de recomendação e a IA oferecem muitos benefícios para o e-commerce. Estes refletem direta ou indiretamente no aumento das vendas. Logo, investir nessas tecnológicas eleva a vantagem competitiva da sua loja virtual.


Então, quer saber como nós da Artycs podemos ajudá-lo a colocar o sistema de recomendação em prática? Entre em contato conosco e descubra!




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