Como Estruturar seu Time de Dados e IA


Criar uma equipe focada em dados e IA (Inteligência Artificial) é uma grande novidade, especialmente para as empresas brasileiras. Segmentar os colaboradores da Tecnologia da Informação para eles ocuparem cargos específicos dessa área, demonstra a maturidade e a importância desse grupo para o desenvolvimento de negócios mais inteligentes e estratégicos.


Essa mudança na estrutura interna da empresa favorece a organização dos dados de maneira eficiente e permite que as novas tecnologias associadas a IA sejam aplicadas em favor dos objetivos da sua empresa. Se você quer saber quais as melhores práticas para construir uma equipe de sucesso, continue com a leitura e confira nossas dicas.


Por que montar um bom time de dados?


Contar com uma boa equipe para a análise de dados e uso da IA na empresa permite que sua corporação ganhe uma grande vantagem competitiva. Com a produção de milhares de dados diários, é necessário contar com um time que saiba filtrar e preparar os dados para eles serem carregados de informações relevantes para a estratégia e para o processo de tomada de decisão.


Isso significa que a empresa consegue perceber tendências e comportamentos dos clientes de maneira mais clara. Assim, antes da concorrência, é possível desenvolver produtos e serviços que atendem as dores e aos anseios do seu público, potencializando as vendas da corporação.


Como estruturar um time de dados e IA?


Para ter bons resultados e aproveitar todo o potencial de utilizar os dados e a inteligência artificial em sua empresa, é importante ter um bom time. Para lhe ajudar na estruturação da equipe, preparamos algumas dicas. Vale a pena conferir!


1.Alinhe o time

O primeiro passo para estruturar sua equipe é investir no alinhamento. Por meio dessa etapa, você consegue determinar objetivos, traçar o perfil necessário aos colaboradores, competências técnicas e comportamentais e as ferramentas que lhes serão úteis.


Com isso em mente, estruturar sua equipe de dados e Inteligência Artificial fica mais fácil. Outro ponto necessário é deixar todos os membros do time cientes do que necessitam fazer e quais são suas funções no projeto.


2.Conte com profissionais capacitados


Outro ponto importante para o sucesso em seus projetos e também para estruturar uma boa equipe a fim de colher resultados significativos com dados e IA em sua empresa é ter profissionais capacitados para os cargos.


Nesse sentido, o passo anterior é essencial, pois, por meio dele é possível estabelecer as competências que cada membro da equipe deve ter. Assim, você consegue selecionar os melhores profissionais para cada vaga a ser ocupada em sua equipe.


3.Invista em uma boa comunicação


A comunicação é fundamental para ter bons resultados ao utilizar os dados e a Inteligência artificial em sua empresa. Portanto, é necessário ter clareza ao conversar com sua equipe. Assim, você garante melhores resultados.


Além disso, contar com uma parceira pode ser uma ótima forma de otimizar a comunicação e a estruturação de sua equipe de dados e Inteligência Artificial. Nesse sentido, ter a ajuda da Artycs pode fazer toda a diferença. Veja abaixo!


Por que contar com a Artycs?


Devido a sua expertise no mercado de tecnologia, a Artycs consegue auxiliar sua empresa no processo de escolha e recrutamento de colaboradores adequados para preencher esse tipo de vaga.

Por meio de uma consultoria especializada, você tem acesso a diversos recursos para a seleção de candidatos de maneira ágil e descomplicada. Assim, é possível montar um excelente time para desenvolver seus projetos e atividades.


Além disso, a consultoria conta com um acompanhamento constante pelo Gerente de Contas e realiza avaliações periódicas das habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais alocados.


Essa infraestrutura permite que você tenha acesso a um processo de contratação mais ágil e conte com diversos talentos classificados de acordo com o seu perfil. Na prática, isso representa uma grande otimização do seu tempo e redução nos custos do negócio.


Viu só como aproveitar o potencial dos dados e da IA em sua empresa? Por meio das dicas deste artigo e contando com a ajuda da Artycs, você pode usufruir dos benefícios da Ciência de Dados no negócio, contando com uma equipe produtiva e com soluções de Analytics avançadas.


Quer entender mais sobre como a Artycs pode ajudar seu negócio? Então, entre em contato conosco agora mesmo!





8 visualizações

Obrigado por se inscrever.