Data Lakes, Lakehouses e Warehouses - seus Dados em um só Lugar



Unindo Data Lakes, Lakehouses e Data Warehouses


A ciência de dados é um campo cada vez mais explorado nas organizações, principalmente, com a primazia das informações ganhando maior força nos tempos atuais. Assim, é fundamental trazer as estruturas e ferramentas necessárias para que sua adoção seja feita de forma otimizada.


E um dos pontos importantes é cuidar, justamente, dos seus bancos de dados. Afinal, eles serão o primeiro passo para conseguir realizar o processamento e análises de forma eficiente.


Por isso, vamos mostrar as principais informações sobre Data Lakes, Lakehouses e Data W

arehouses e tirar suas dúvidas sobre como uni-los de forma eficiente. Vamos juntos? Boa leitura!


O que é Data Warehouse?


Um Data Warehouse, tal como o nome sugere, é um “armazém de dados” no qual as informações ficam centralizadas naquele espaço e podem ajudar em tomadas de decisões mais assertivas. Normalmente armazenam um grande volume de dados históricos da organização e auxilia que os analistas de dados consigam realizar análises sobre dados estruturados e, assim, auxiliar em tomadas de decisões pelas lideranças.


O que é Data Lake?


O Datalake é uma arquitetura escalável, de baixo custo, que permite o armazenamento de dados brutos (ou seja, tanto estruturados quanto semiestruturados e não estruturados). Assim, todos os tipos de dados ficam armazenados no ambiente e apenas quando necessário para análise eles são transferidos para outros locais, em um processo chamado “esquema na leitura”.


Ou seja, eles ficam armazenados em seu formato bruto até que sejam solicitados para uso. Sua criação veio, justamente, para oferecer suporte para os Data Warehouses, mas a sua simples adoção não resolve alguns dos problemas que esse primeiro possui.


O que é Lakehouse?


Um Data Lakehouse é criado para centralizar e unificar fontes de dados, de forma que todos os usuários daquele banco de dados possa explorar dados presentes ali, sem necessariamente precisar ter domínio técnico para este fim. Assim, é um sistema de armazenamento com melhor custo-benefício no Data Lake.


Ele permite separar recursos de processamento e armazenamento, de forma que diversas soluções de processamento possam lidar com os mesmos dados.


Como unir Datalakes, Lakehouses e Dataware Houses?


Como você pode perceber, essas três estruturas são cada vez mais fundamentais para os profissionais de ciências de dados, principalmente, porque ter os bancos de dados devidamente organizado facilita os processos de análise e processamento de dados. Por isso, trazer essas três estruturas de forma consistente e unificada é fundamental.


Para minimizar eventuais erros, é fundamental ter uma consultoria para permitir melhores resultados. A partir da contratação, os profissionais especializados poderão realizar as adequações necessárias de acordo com as demandas da sua empresa, adotar as melhores ferramentas para que os fluxos de dados ocorram do jeito correto, entre outros pontos fundamentais.


Por exemplo, isso pode ser feito diretamente na AWS. Que possui extenso portfólio que oferece base para adoção dessas três estruturas. Por isso, não deixe de contar com empresas especializadas que ofereçam suporte para este tipo de adequação.


Por exemplo, implementar a arquitetura Lakehouse na AWS pode ser feita de forma automática, já que ela já vem nas opções da plataforma da Amazon e já está em estágio avançado de forma nativa. Está presente em três camadas, justamente, para facilitar a adesão e o uso dessa união no dia a dia:


• Data Ingestion Layer: permite entregar diversos dados para o Data Lake e Data Warehouse;

• Storage Layer: considerada camada importante para solução de Lakehouse da AWS;

• Catalog Layer: permite o uso de um catálogo para armazenamento de metadados para todos os datasets dentro do Lakehouse.


Nós da Artycs auxiliamos na adesão desta arquitetura dentro da AWS para seu negócio, permitindo a exploração do potencial dos seus dados. Afinal, como você já deve saber, os dados são o novo petróleo e ter uma arquitetura que permita o armazenamento, análise e tratamento é fundamental. Por isso, não deixe de trazer soluções e parcerias que auxiliem neste tipo de questão.


Esse ponto será o grande diferencial da sua empresa para superar concorrentes. Não perca a oportunidade de investir em um futuro de grandes potencialidades com o uso adequado dos dados no dia a dia. Entre em contato conosco!



27 visualizações

Obrigado por se inscrever.