Inteligência de Dados e IoT - Como podem ser utilizadas para eficiência e inovação na Manufatura



O futuro é digital e, também, é sobre dados. Muitas empresas do setor de serviços já começaram este processo, e o agronegócio também caminha para isso. Mas e a manufatura, como fica nesse contexto?


Com a indústria 4.0, acredite, é o momento de começar a caminhar para as mudanças necessárias para termos melhores resultados. E uma dupla de tecnologias são as grandes aliadas para os gestores: Inteligência de Dados e IoT. Saiba mais sobre essa correlação a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema.


O que é a Inteligência de Dados?


A Inteligência de Dados diz respeito a uma área na qual há um conjunto de ações orientadas por dados e análises preditivas, operando com questões relacionadas com dados a partir das seguintes funções:

• coleta;

• armazenamento;

• análise.


Para isso, são utilizados softwares que são focados em Machine Learning e Deep Learning que, por meio de algoritmos preditivos, conseguem extrair padrões importantes para tomadas de decisões mais inteligentes.


O que é a adoção da Internet das Coisas nos ativos de fábrica?


Dentro desse contexto temos ainda outro ponto que tem ganhado muita atenção nas organizações: a Internet das Coisas. Ela é uma das grandes promessas, principalmente, com a chegada da 5G no Brasil.


Trata-se de uma possibilidade tecnológica na qual é possível conectar dispositivos que tradicionalmente não são feitos para este fim (como máquinas industriais) à rede, enviando dados e informações para softwares especializados, por meio de sensores acoplados a eles ou, então, com a criação de máquinas que já tenham essa possibilidade em sua criação.


Por exemplo, uma máquina de corte industrial pode enviar dados sobre sua produtividade diretamente para o sistema. Assim, ele registrará a média produtiva da máquina no dia a dia. Caso comece a ter uma queda acentuada, isso pode significar que ela precisa de manutenção, pois pode começar a apresentar desgaste no funcionamento.


Qual a relação entre Inteligência de Dados, IoT e eficiência na fábrica?


A partir da união de Inteligência de Dados, Internet das Coisas (conhecida também como IoT – sigla em inglês de Internet of Things), é possível ter uma manufatura inteligente. As fábricas do futuro estarão destinadas para este modelo e, assim, permitirão análises inteligentes em tempo real para realizar otimizações.


Com isso será possível ter uma visão integrada e eficiente, baseada em dados virtuais de alta fidelidade e que poderão proporcionar resultados ainda mais eficientes no dia a dia. Além disso, garante, também, maiores possibilidades de inovação, proporcionando a satisfação do cliente.


Os dados são coletados e analisados em tempo real, de forma que é possível identificar alterações antes que eventos críticos aconteçam. Além disso, também evita expor profissionais a situações de risco.


Assim, a manufatura inteligente pode ser utilizada em diversos casos dentro dessa área, entre eles:

• qualidade do produto;

• previsão de resultados de equipamentos, processos e produtos;

• adoção de modelos para impressão 3D;

• controle de processo;

• manutenção de equipamentos;

• previsão de itens para cadeia de suprimentos;

• modelagem;

• previsão de vendas, entre outros.


A Inteligência de Dados, alinhada com a Internet das Coisas, promete revolucionar a manufatura. E quem ainda não está começando a fazer as mudanças necessárias, pode ficar para trás em relação aos concorrentes. Então comece a transformar a sua indústria hoje mesmo. Entre em contato conosco e agende sua transformação!



14 visualizações

Obrigado por se inscrever.