O uso de Inteligência Artificial na área da Saúde



A Inteligência Artificial tem sido a grande revolução nas mais diferentes áreas e na saúde não tem sido diferente. Com a transformação digital ganhando cada vez mais aceleração, principalmente, após a pandemia do novo coronavírus, podemos ver maior inserção dessas tecnologias nessas áreas.


Gestores das áreas de saúde precisam estar atentos para essas questões, principalmente, porque elas serão o diferencial para prestar um serviço de qualidade e oferecer os cuidados que os pacientes precisam no dia a dia.


Por isso, separamos algumas das principais aplicações da Inteligência Artificial na área de saúde. Tecnologia, agilidade e facilidade no trabalho serão o início da transformação digital na sua empresa. Saiba mais a seguir!




Telemedicina


A telemedicina ganhou outra dimensão, principalmente, após a pandemia do novo coronavírus. E neste caso, a Inteligência Artificial auxilia, por exemplo, na pré-triagem do paciente. Por exemplo, antes do contato com o profissional de saúde, o sistema pode coletar informações de sintomas online, por meio de questionários e, assim, saber para qual profissional deverá ser encaminhado ou, ainda, se há necessidade de direcioná-lo para o atendimento presencial.


Com isso há uma otimização do atendimento virtual e, assim,

oferecer uma experiência amigável e otimizada, facilitando o processo para começar o atendimento com o profissional.


Otimização de recursos


Com o uso de sistemas automatizados e que façam a análise adequada por meio de Inteligência Artificial (principalmente com o Machine Learning – ou aprendizado de máquina) é possível utilizar os recursos de melhor forma e, assim, saber o momento certo de atualizar o estoque.

Com isso se evita desperdícios que podem levar a perda de recursos sem necessidade. Por exemplo, se a reposição de insumos medicamentosos é feita antes da hora, esses itens podem permanecer mais tempo estocados e, assim, corre o risco de que eles possam vencer e não terem sido utilizados.


Com um sistema automatizado é possível definir um giro de estoque adequado e fazer a reposição no momento certo. Isso vale tanto para medicamentos quanto para outros insumos importantes (como luvas, máscaras, produtos de limpeza, entre outros).


Realização de exames


Cada vez mais temos uma maior precisão sobre a possibilidade de diagnóstico por meio da Inteligência Artificial. Assim, os dados obtidos por meio de análise de pontos de imagem ou indicadores importantes permite que os sistemas automatizados possam, portanto, oferecer laudos mais rapidamente e, assim, proporcionar maior agilidade na entrega dos resultados.


Isso é fundamental, principalmente, porque muitas patologias necessitam de agilidade para serem diagnosticadas (por exemplo, o resultado de uma biópsia de um tumor). Assim é possível começar a intervenção mais rapidamente.


Sistema de compartilhamento de informações


Outro ponto importante é que os sistemas de inteligência artificial permitem que as informações transitem tanto entre as diversas áreas internas quanto entre unidades de saúde. Com isso, os fluxos de dados ocorrem com maior facilidade e, com isso, os gestores possuem mais dados em mãos para tomadas de decisões mais assertivas no dia a dia.


O uso de IA na área de saúde é cada vez mais uma realidade e permite que os gestores de saúde consigam administrar equipes, recursos e pacientes de forma mais segura no dia a dia. Por isso, comece a trazer essas mudanças o quanto antes e traga uma postura mais estratégica para seu negócio. Entre em contato conosco e agende sua reunião!



22 visualizações

Obrigado por se inscrever.