Por que o ESG é bom para os negócios?



O ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês para “ambiente, social e governança”) são os fatores que devem ser utilizados nas empresas para entender os impactos sociais e éticos das organizações. A partir disso é possível entender o papel significativo que seu negócio tem no mercado e de que forma tem incorporado princípios importantes para a imagem da empresa no mercado.


Mas afinal, por que o ESG é bom para os negócios? Separamos alguns dos principais motivos pelos quais você deve incorporá-lo em sua empresa e tirando suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura.


Imagem positiva no mercado


Os cuidados com os impactos sociais, meio ambiente e uma gestão eficiente são cada vez mais fundamentais para promover uma imagem positiva no mercado. Afinal, sabemos que todos precisamos atuar em conjunto para protegermos o lugar em que estamos, tanto no uso de recursos sustentáveis quanto na proteção da sociedade em que estamos inseridos.


A partir disso, temos cada vez mais clientes e investidores que procuram ter ao seu lado quem esteja, de fato, alinhado com esses princípios. Assim, ao adotar o ESG é possível construir uma imagem positiva no mercado que poderá alavancar resultados a médio e longo prazo.


Melhora de desempenho


Toda empresa precisa de incentivos e investimentos para potencializar seu desempenho, não é mesmo? Quando uma empresa investe em ESG é possível garantir uma maior confiança por parte de eventuais investidores e, assim, gerar mudanças que podem potencializar o desempenho do negócio.


Além disso, esse tipo de iniciativa também permite que mais clientes estejam alinhados com as políticas da empresa e sintam-se mais motivados a comprarem produtos ou adquirirem serviços. Mas não para por aí.


As medidas trazidas para mitigar riscos ambientais, sociais e de governança também permitem reduzir falhas que podem prejudicar a empresa a longo prazo. Ou seja, há só pontos bons no que diz respeito a desempenho.


Redução de custos


A adoção de medidas importantes de ESG permite, também, reduzir custos, principalmente, a partir das metas sustentáveis. Por exemplo, quando uma indústria aplica um exaustor industrial sustentável, ou movido a energia renovável, o negócio tem uma redução considerável de consumo de energia elétrica.


Com isso, os valores de contas básicas para o dia a dia do negócio tendem a diminuir e, assim, não só o desempenho melhora, mas também há uma redução de gastos com uma série de questões no dia a dia do negócio.


Mitigação de riscos


O ESG permite que os gestores analisem quais são os riscos existentes e saber como mitigá-los. Assim, sabemos que há duas categorias de riscos que devem ser analisadas na implementação:


• risco direto (por exemplo, os impactos ambientais e mudanças climáticas causam na empresa e como o negócio também podem potencializar essas questões);

• risco indireto (por exemplo, como isso pode afetar diretamente a reputação da marca, atrair ou afastar investidores, entre outros pontos).


A partir disso, é possível identificar quais são as questões que precisam ser manejadas e, assim, identificar os riscos e saber como mitigá-los. Com isso, é possível também reduzir prejuízos e garantir maior sucesso para o negócio.


O ESG garante não só uma maior responsabilidade socioambiental, mas também uma série de vantagens para as organizações. Por isso, comece a adotar esses princípios como normas o quanto antes.

A ServiceNow ajuda as empresas ativar estratégias, programas e iniciativas ESG – desde aumentar a diversidade e inclusão e reduzir as emissões de carbono até permitir a resiliência dos negócios – em toda a empresa. Ela combina o poder da plataforma Now, produtos novos e existentes e o ecossistema de parceiros da ServiceNow para ajudar as organizações a planejar, gerenciar, governar e relatar seus programas e iniciativas ESG para impulsionar um maior impacto ambiental, social e comercial.

Com solução ESG integrada, a ServiceNow está adotando uma abordagem holística para ajudar as organizações a gerar impacto e aumentar a confiança dos clientes, investidores e funcionários. As organizações podem converter metas ESG em impacto significativo e criar valor de longo prazo por meio da inovação de processos e entrega de resultados sustentáveis.


Para entender melhor como podemos estar alinhados nesta causa, saiba mais sobre nosso trabalho.




9 visualizações

Obrigado por se inscrever.