
À medida que a empresa conhece os seus processos, ela terá uma facilidade maior em identificar que dados ela precisa focar. Sem esse conhecimento, ela não saberá direito qual a melhor opção em termos de modelo de Inteligência Artificial, se é a compra ou a construção do zero.
Para auxiliar nesta escolha, preparamos um conteúdo em que mostramos os prós e contras de cada uma dessas abordagens. Desde já, é importante adiantar se o modelo de IA será aplicado no âmbito estratégico ou operacional do negócio. Isso porque a experiência mostra que, no caso do primeiro, é preferível construir; já no segundo, a melhor alternativa é terceirizar a construção do modelo. Continue a leitura até o final e saiba mais!
Quais os riscos de construir um modelo de Inteligência Artificial por conta própria?
Não é novidade que muitas empresas têm dificuldade em contratar profissionais de tecnologia. A construção de um modelo de IA requer a participação de cientistas de dados talentosos e aptos a resolver problemas no âmbito mais estratégico do negócio.
Outro impeditivo a ser considerado é a falta de bons dados. A empresa usar um Big Data nem sempre é garantia de que ela obterá êxito na extração de conhecimento e inteligência de negócios. Além disso, o volume de dados deve possibilitar a análise estatística — do contrário, eles serão armazenados e ocuparão espaço, mas sem gerar valor tangível ao negócio.
Outros riscos de construir uma IA por conta própria são:
muitas vezes, o projeto morreu antes mesmo de sair do papel, indicando que a equipe teve um grande desperdício de esforços;
custos operacionais altos, visto que o monitoramento e treinamento constante do algoritmo implicam em gastos adicionais;
maior demora na obtenção de resultados tangíveis para o negócio.
Quais os riscos de comprar um modelo?

Terceirizar a construção do modelo de IA tem como um dos seus principais riscos a falta de customização. Na prática, a empresa poupou tempo e esforços na hora de construir o algoritmo, mas em muitos casos, a solução não atende às necessidades da empresa. Tais modelos costumam funcionar apenas em cenários mais simples, com entradas de dados padrão.
Não obstante, existe a questão de um modelo terceirizado ser uma caixa preta. É de se esperar que a empresa contratada mantenha sigilo sobre os algoritmos por trás daquele modelo, algo que está previsto na lei de propriedade intelectual.
Decidimos deixar por último o aspecto mais crítico de um modelo terceirizado de IA: a segurança da informação. O provedor da empresa externa é quem detém as informações do seu negócio, algo que pode ser bastante crítico em alguns casos. Por mais que a anonimização e criptografia possam ser empregadas, isso ainda não assegura que os dados estarão seguros.
Porque a Artycs?
A Artycs é uma empresa que está a par dos desafios das empresas em relação a modelos de IA.
Contando com os nossos serviços, seus dados serão melhor aproveitados, transformando-se em um ativo estratégico. Promovemos inovação rápida e eficiência operacional, por meio de soluções de cloud computing e Inteligência Artificial.
A escolha pela construção ou compra do modelo de IA depende do conhecimento acerca dos processos e dos dados do negócio. Mostramos os riscos de cada uma das abordagens, de modo a facilitar a decisão e, principalmente, que ela resolva os problemas da empresa.
Quer conhecer melhor as soluções da Artycs? Entre em contato conosco!